Controle contábil: Seu cliente sabe o que está contratando?

Atuo na área desde 1989. Muitas mudanças já ocorreram neste período mas nada comparado ao avanço do uso da tecnologia nos últimos meses. E se tem algo que se mantém constante ao longo desses 30 anos, é a necessidade de questionar e buscar uma perspectiva de fora da área. Para começar:

Seu cliente sabe o que está contratando?

Cada vez mais precisamos de ferramentas que nos ajudem no acompanhamento das metas das equipes de RH, Fiscal, Contábil e Societário, além das tarefas, vencimentos de alvarás, certificados e outras obrigações atribuídas culturalmente ao contador.

Pense em agregar valor ao cliente

Avalie a forma na qual os trabalhos estão organizados e imagine seu cliente recebendo o que contratou sem conhecimento técnico em contabilidade. Faça as perguntas abaixo a si mesmo:

  • Está satisfatório?
  • Tudo que prometi eu entrego?
  • Há algo que possa ser melhorado?
  • Automatizado?
  • A comunicação é boa e pode ser rastreada?
  • Cumpro todas as obrigações legais do contrato?

Pense no que precisa ser feito como um processo

Imagine sua área fiscal iniciando pela solicitação de documentos ao cliente e terminando com a entrega dos impostos + as obrigações, isso é um processo que deve estar mapeado, padronizado, executado pelo time da mesma forma e acompanhado para não haver desvio.

Se isso não ocorre, os riscos são enormes no pagamento de multas por atraso ou inconsistências de processo.

Sugiro desenhar cada fase, organizar o passo-a-passo, entrar em consenso com a equipe e acompanhar através de indicadores, assim você elimina várias dores de cabeça.

Depois passe aos demais setores até ter todos os processos de sua contabilidade bem estruturados e monitorados.

Estabeleça alguns pontos de controle ou indicadores

Definir indicadores de acompanhamento ajudará a inserir uma cultura por resultados melhores.

Aponte desvios, converse sobre as dificuldades do time, entenda os porquês do não atingimento, defina ações para melhoria e continue a acompanhar.

Você vai ver que em alguns meses os processos melhorarão muito e seu time passará a produzir mais, com maior padrão, com mais assertividades e menor estresse.

Boa jornada!
Fernando Fix

Comments are closed.