3 erros comuns que um escritório de contabilidade comete quando quer aumentar as vendas

Sabemos que vendas no segmento contábil é um problema a ser resolvido. Clientes têm dificuldades de perceber o valor dos serviços que o contador entrega e, mais que isso, imaginam como o “mal necessário” para o funcionamento de suas empresas. O que nos leva aos seguintes erros:

1. Cobrar pouco pelo serviço prestado

Ainda que o valor estabelecido possa variar de uma contabilidade para outra, é necessário ir além de achismos e conhecer os reais componentes da formação de preços dos serviços. Dessa forma, a segurança que se alcança quanto ao valor, também reflete na entrega do trabalho para o cliente.

2. Querer prestar consultoria mas não desenvolver habilidades de vendas

Aqui, não me refiro a postura mais comercial que uma contabilidade pode tomar, mas quanto ao preparo técnico:

  • A noção do tempo que leva cada tarefa
  • O andamento dos processos
  • A equipe alinhada

3. Cobrar sem calcular a margem de lucro

Há uma certa ironia do escritório de contabilidade não ter um balanço positivo no fim do mês, certo?

Mais vendas além de mais investimento para a empresa, também reflete no trabalho que você presta ao seu cliente, dando apoio ao empresário para tomada de decisão, além dos anos de prática, com as certezas devidamente registradas, um verdadeiro case de sucesso!

No processo de reestruturar, é normal que no começo leve um pouco mais de tempo para se adaptar. Mas com a prática e uso de ferramentas que ajudem na gestão do processo*, em minutos você poderá ter uma proposta personalizada de serviços societários pronta para envio ao cliente ou uma proposta de serviços contábeis, com obrigações inclusas por tributação e podendo diferenciar alguns planos de serviços ao cliente.

Lembre-se, quanto mais dados, melhor para precificar as novas propostas com mais critério e de forma padronizada, aumentando o tempo para o setor comercial elaborar, acompanhar e fechar negócios com os clientes.

* Você ainda pode usar as velhas planilhas, serviços gratuitos online, como o Trello e, claro, nossa ferramenta que é uma solução específica para gestão de processos para a contabilidade, pensada de contador para contador.

Comments are closed.