Como estão suas rotinas de escritório?

Quatro boas práticas de gerenciamento contábil para começar hoje

1. TER UMA BASE SÓLIDA PORÉM FLEXÍVEL

Pensando em solidez, talvez uma primeira associação seja a algo duro, engessado. Talvez você já tenha ouvido falar na analogia do galho flexível versus o galho rígido. Caso contrário, explico:

O galho flexível não quebra se entortado, ele se adapta. E essa resiliência traz força para sobreviver às mudanças.

E nossa sociedade está mudando a cada dia. Mesmo.

Cenários de um futuro distante agora são o presente. O desconhecido nos assusta e, como já dissemos por aqui, mudar de hábito é algo que exige bastante, principalmente em situações nas quais preferimos optar pelo conforto do conhecido.

Sua base são as pessoas satisfeitas? Seus valores são os de um trabalho feito com zelo? Ótimo.

Eles vão continuar a ser sua base, o questionamento aqui é como fazer isso.

Como você está procurando alcançar seus objetivos? Quais ferramentas está usando?

A essas, sim, vale dar a chance de se dispor a tentar, de se abrir para o novo.

Numa área onde o contador ainda forma a imagem da pessoa cheia de planilhas e papéis, se dispor a mudar essa imagem e aliar-se à tecnologia é fundamental.

2. BUSCAR A COMUNICAÇÃO EFICAZ

Uma equipe que funciona é uma equipe que se comunica.  Estando em home office ou não, entender o que está sendo feito, além do próprio trabalho, além do próprio setor, mais que conhecimento, também traz empatia.

Pense numa orquestra: cada pessoa tem sua função, segue procedimentos e a mágica acontece quando acontece a sintonia e quando é uma orquestra regida por um maestro, ele precisa ficar num lugar no qual ele precisa ter a visão do todo e também ser visto para conseguir direcionar.

Perceba que não estamos falando somente da comunicação entre A e B, mas também indo além. Uma boa comunicação é com menos ruído o possível, com mesmo o que parece óbvio, tendo seu registro visível.

O kanban eletrônico é uma ótima ferramenta, nele você consegue visualizar as tarefas e facilmente modificar em qual status ela se encontra. Quanto mais detalhe de classificação, melhor. 

A escolha de um método e sua aplicação num processo online, não abrange todo o processo contábil, mas consegue mudar sua estrutura, gerando mais organização a partir da gestão de tarefas.

3. CONTAR COM OS DADOS PARA O PLANEJAMENTO

Nesse ponto é importante considerar além do conhecimento empírico. A sabedoria que os anos de profissão trazem, uma equipe alinhada acostumada a fazer um bom trabalho, são inegáveis fatores de credibilidade, mas ter o registro dos processos, do começo ao fim, também traz benefícios, tais como:

  • Saber do tempo que levam determinadas tarefas
  • Onde aplicar correções e ajustes
  • Precificar seus serviços de uma forma transparente e justa.

4. FEEDBACK

O feedback é como uma junção dos demais itens. Saber o que está bom e o que pode melhorar é sinal de que há espaço para o crescimento acontecer, então, de novo, é a flexibilidade que precisa para tais ajustes.

Como esse feedback é dado também é importante, por isso a importância de trabalhar a comunicação, nessa hora é o retorno que sabe ser dado e também ser ouvido.

E, com o feedback externo, dos clientes, por exemplo, tendo os registros fica bem mais fácil aprimorar ou dar continuidade a um processo que trouxe benefício para as partes envolvidas.

Essas dicas fazem sentido pra você? Quer se aprimorar na parte técnica dos itens citados através da nossa ferramenta? Baixe nosso material abaixo e descubra como o e-Kanban pode auxiliar você e sua empresa quanto contrato de prestação de serviços, ficha técnica e muito mais.

Comments are closed.

Rua Tijucas, 370 Sala 14 – XPTO Coworking – Bairro: América, Joinville – SC

© 2020 e-Kanban. Todos os direitos reservados.
Shopping Basket