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Implantação para implementar software

Implantar é iniciar algo.

Talvez o início, quando falamos de adquirir um software para empresa, esteja na própria decisão. Porém, depois do negócio fechado, existe a fase da implementação, o “pôr em prática” e, para isso acontecer, uma das soluções é fazer os passos da implantação em conjunto empresa e cliente.

Entendendo o Software

Por aqui focamos no Design Thinking, no seu item de Empatia, no qual perguntamos qual a dor que conseguimos resolver. Pode parecer óbvio, mas é importante saber os motivos que uma ferramenta está sendo adquirida e que, até ela resolver seu problema, talvez ela crie outros.
Tomamos como exemplo uma furadeira: Ela vai ajudar a furar a parede mas também vai fazer sujeira; seu manuseio também precisa ser feito com cuidado e seu horário de uso, de acordo com as leis do silêncio, também vai ser limitado. Portanto, é comum prepararmos soluções a esses “problemas adquiridos” pois, no fim da ação, são passos que fazem parte do processo. E é assim com um software também.

A cultura muda

Seres humanos gostam de conforto e isso vale também para rotinas, mas não necessariamente o que se faz sempre é o melhor pra gente e isso equivale também para o ambiente de trabalho. É comum no acordo de implantação terem reuniões,um cronograma a seguir e o ensino geral do que é possível com a solução adquirida. Ter em mente que as rotinas vão mudar mas para melhor, ajuda no processo de implantação.
Novamente um exemplo: Um carro sai padrão de fábrica mas com o tempo, acessórios e personalização ele deixa de ser “o carro da fábrica” para ser o “seu carro”.

O suporte continua

Uma vez finalizada a implantação, não significa que agora é 100% com o cliente, pois é aí que entra o suporte em suas variadas formas: Por chat, telefone, por assistente virtual etc. O momento de tirar as rodinhas da bicicleta e andar por conta própria chega mas é olhar para o lado e perceber que não está só.

Feedback constante

Com o passar do tempo, o software tendo entrado na rotina da empresa e já sendo usado para as suas particularidades, o feedback para a empresa é importante. Por aqui chamamos de Multiplicadores da Ferramenta, pessoas essenciais para o crescimento mútuo de todas as partes envolvidas.