4 perguntas para sua gestão contábil
E quatro respostas
Calcule honorários, atente-se ao contrato de prestação de serviço, resolva atrasos e entenda seu cliente
1. Na hora de fazer a proposta comercial, como você tem calculado seus honorários?
Montar uma matriz de precificação com um volume de serviços e com tudo que será proposto de serviço além de facilitar a gestão do tempo, mostra para o cliente um planejamento estruturado.
2. E quanto ao contrato de prestação de serviço?
Aquele mesmo importantíssimo, passível de multa, fiscalizado pelo CRC. O ideal é seguir o padrão, ter seu logotipo e, se possível, uma assinatura digital. Prezando não só a legalidade como a segurança do seu cliente.
3. Como resolver o cumprimento de prazos acordados e eventuais atrasos?
Definir prazos é essencial. No cenário ideal, ninguém se esquece e não há atraso no processo. Porém, levando em conta a realidade, aqui a boa gestão pelo contador também se faz necessária. Através da criação de uma Matriz de Responsabilidade, esse monitoramento não vai deixar o cliente esquecer do prazo.
4. Como você está coletando dados dos atuais ou novos clientes?
Um bom mapeamento é essencial, saber o tempo da empresa, se tem filiais, por exemplo, são informações que ajudam a uma melhor relação entre cliente e empresa.
Por Fernando Fix
CEO do e-Kanban