Automatize processos contábeis

Automatize Processos Contábeis

Você controla seus processos contábeis em planilhas? Sabe a quantidade de horas contratadas e as horas utilizadas de cada cliente? Já pensou em melhorar a comunicação entre os setores de RH, Fiscal, Contábil e Societário? 

Se você respondeu sim a pelo menos uma dessas perguntas, este artigo é para você.

A gente bem sabe, errar é humano!

Os sistemas se atualizam mas as planilhas continuam. Para quem é de fora do mundo contábil, pode parecer um bicho de sete cabeças, mas para quem sabe o quanto ela pode ser útil, vira um item essencial.

O problema é que, com tantas etapas, pessoas e detalhes para gerenciar, aumentam as chances de errar. E, claro, nem vamos entrar no quesito errar e aprender por aqui, pois é inevitável e faz parte do nosso crescimento. Só que, analisando pelo modo produtivo e prático, o tanto de estresse que pode gerar, mexe com o individual, a equipe e o financeiro. 

Honorários e lucratividade

Saber o quanto cobrar para cada clientes sem sair no prejuízo, diante de uma área tão competitiva, sabemos, não é fácil. 

Se no exemplo mais básico, que é a utilização das planilhas, já podemos perder o controle, como administrar melhor?

O quanto se gasta em tempo e dinheiro com cada etapa, independente da complexidade da tarefa, é uma questão que interessa a todos os envolvidos

  • A equipe pode comprovar que estimaram corretamente o tempo de cada processo
  • A gestão responsável também fica com a noção do que cada setor está fazendo
  • Ter tudo registrado é um ótimo meio de mostrar para seu cliente que o investimento dele no seu serviço vale a pena. 

Clareza e boa comunicação andam juntas

Para o linguista Ludwig Wittgenstein, essa era uma questão pertinente: 

Como os humanos conseguem comunicar ideias uns com os outros? 

Pensando nessa questão enquanto assistia a um julgamento, no qual as provas sobre um acidente de trânsito foram refeitas visualmente usando brinquedos — o que gerou um maior entendimento, Wittgeinstein viu sobre a importância em fazer imagens dos fatos.

Uma equipe que tem noção de tudo que está sendo feito, da responsabilidade de cada pessoa e de cada setor, já é uma equipe que, só pelos processos, consegue se entender melhor. 

Adicione um bom canal de comunicação, que combine avisos, tire dúvidas e tenha um espaço para feedback e diálogo, a chance de harmonia é grande. 😉

Ferramentas online como um gestor de tarefas, sistemas que funcionem no servidor da empresa ou uma junção de etapas com apps gratuitos e em nuvem, através de serviços como os do Google, já podem ser um bom começo para agilizar rumo à automatização

5 Responses